quarta-feira, 24 de junho de 2009

Moção de Apoio Fafil - UNESP-Marília

Os estudantes da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP campus de Marília, em greve desde o dia 26 de maio de 2009, e com ocupação do Prédio de Aulas desde a mesma data, reafirmam seu apoio com toda força e veemência a Greve dos Trabalhadores da USP.

Compreendemos que há um projeto político-econômico dos governos, seja federal seja estadual e, na maior parte dos casos, municipal de precarização dos serviços públicos para favorecer a iniciativa privada: as grandes empresas, as grandes fortunas, os banqueiros, os empresários, os latifundiários.

Na universidade pública, e na educação de forma mais geral, não é diferente. A UNESP está sendo atacada pela sua reitoria, em conluio com o governo do estado, por meio de um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que visa adaptar a UNESP aos interesses dos grandes capitalistas nacionais e internacionais. Nós, estudantes da FFC-Marília, nós opomos veementemente a esse Plano por entendermos que a UNESP, sendo pública, deve pesquisar as demandas da maior parte da população, que é pobre e trabalhadora.

Outro ataque do governo do estado chama-se Universidade Virtual dos Estudantes de São Paulo (UNIVESP). Na verdade, trata-se de um programa da Secretária de Ensino Superior que visa expandir as vagas no Ensino Superior por meio do Ensino à Distância. Os estudantes desta FFC-UNESP/Marília se opõe ao Ensino à Distância como ferramenta pedagógica de formação, dado que precariza o ensino, inviabiliza a pesquisa e a extensão. Além disso, a UNIVESP é um projeto eleitoreiro do governo do estado, que diminuirá o repasse de verbas à Educação Pública, descompromissando o estado com a contratação de professores, funcionários, melhoras salariais, construção de salas de aula e laboratórios, permanência estudantil, bolsas de estudo, etc.

Neste sentido, fazemos de vossa luta, a nossa luta.
Fora Polícia da USP e de todas as Universidades

Readmissão imediata de Claudionor Brandão

Que nós vençamos e que vós vençais.

Saudações, força na luta e até a vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário