quarta-feira, 24 de junho de 2009

Moção de apoio dos Trabalhadores da Sabesp

Os trabalhadores da Sabesp, reunidos em assembléia na sede do SINTAEMA (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo) no dia 21 de maio de 2009, aprovaram por unanimidade moção de apoio aos trabalhadores da USP que estão no 18º dia de greve.

Nesta mesma assembléia aprovamos greve a partir do dia 26 de maio, pois também nos encontramos em campanha salarial e as dificuldades de negociação que a reitora da USP impõe aos trabalhadores, a direção da empresa (a mando de José Serra) aplica na Sabesp.

Ofereceram aos trabalhadores da Sabesp o índice da FIPE (6,05%), repassando aos benefícios. Querem promover a demissão de 1600 trabalhadores, oferecem como garantia de emprego 90% do quadro efetivo. Alem da demissão de mais de 2000 trabalhadores aposentados através de Termo de Ajustamento de Conduta assinado com o Ministério Público do Estado.

O governo Serra e seus representantes nas empresas, fundações e universidades demitem e perseguem trabalhadores e lideranças sindicais. Casos como do Didi na Nossa Caixa, do Brandão na USP e de diversos dirigentes e ativistas no Metrô acontecem na Sabesp, atingindo delegados sindicais e ativistas com demissões e punições.

Em contrapartida aumenta o nível de terceirizações e o desmonte do serviço público. Isso sem falar da contratação irregular de diversos assessores, que não prestam concurso publico e não precisam de autorização do Legislativo para suas contratações. Infelizmente nesse caso não vemos o mesmo empenho do Ministério Publico, Tribunal de Contas do Estado e outros órgãos questionando a contratação dos assessores, como fazem com mais de 2000 aposentados na Sabesp, 973 pós 88 na Sabesp e os 5214 pós 88 da USP.

Sabemos que só a mobilização dos trabalhadores derrotará a fúria dos governantes de desmontar os serviços públicos.Visto que a causa das lutas é a mesma, estamos juntos na mesma trincheira nessa longa e árdua batalha. Nos encontramos nas passeatas, atos e greves em defesa dos direitos dos trabalhadores.

Trabalhadores da Sabesp em assembléia de aprovação de greve. (21 de maio de 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário